URINA TIPO 1 – EAS – SUMÁRIO DE URINA
Preferencialmente deve ser colhida a primeira urina da manhã, caso isso não ocorra, ficar sem urinar por pelo menos duas horas que antecedem a coleta. Para exame parcial de urina ou cultura, uma higiene prévia deve ser feita antes da coleta, os órgãos genitais devem ser limpos com água e sabão neutro, castile soap towelettes (lenço umedecido) ou com uma solução antisséptica suave para não haver interferência química nos resultados. A amostra deve ser colhida em recipiente apropriado fornecido pelo laboratório e identificada com nome, data e horário da coleta. Se a coleta não for realizada no laboratório, a entrega da urina deve proceder-se imediatamente, caso isso não ocorra, refrigerar e enviar no máximo em 1 hora.
Coleta em bebês: Fazer uma higiene prévia no local. A coleta é feita com coletor de urina infantil estéril, o qual deve ser trocado a cada 30 minutos e no máximo 1 hora até se obter a amostra.
Rejeição de amostras: Urinas com contaminações fecais, menstruação ou recipiente em más condições de assepsia serão rejeitadas e uma nova amostra será solicitada.
MÉTODO DE COLETA – HOMENS
CULTURA DE URINA
A coleta deverá ser realizada preferencialmente, de manhã cedo, pelo menos quatro horas após a ultima micção.
Se estiver fazendo uso de qualquer medicação, especialmente antibióticos, informar a nossa recepcionista.
Faça a higiene de acordo co a figura acima
Colete a amostra e entregue a nossa recepcionista
MÉTODO DE COLETA – MULHERES
CULTURA DE URINA
A coleta deverá ser realizada preferencialmente, de manhã cedo, pelo menos quatro horas após a ultima micção.
Se estiver fazendo uso de qualquer medicação, especialmente antibióticos, informar a nossa recepcionista.
Faça a higiene de acordo co a figura acima
Colete a amostra e entregue a nossa recepcionista
URINA EM TEMPO MARCADO – 24 HORAS
ÁCIDO URICO (Urina de 24 horas)
Ao levantar pela manhã desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário. A partir deste momento, toda vez que urinar durante o resto do dia e também á noite, recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-‐a no mesmo frasco de coleta (recipiente descartável).Se a quantidade de urina for maior que o frasco comporta, use frascos adicionais (quantos forem necessários) para conter todo o volume de 24 horas. Na manhã seguinte colete toda urina contida na bexiga e coloque no frasco.Encerre a coleta da urina no horário correspondente ao horário que desprezou a primeira micção do dia anterior.
PROTEINA DE BENCE JONES, MICROALBUMINURIA CORTISOL E CLORO
ÁCIDO URICO (Urina de 24 horas)
CALCIURIA, CLEARENCE DE CREATININA, POTÁSSIO, SÓDIO, PROTEINURIA, OXALATO, CITRATO
Ao levantar pela manha desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário. A partir deste momento, toda vez que urinar durante o resto do dia e também á noite, recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta (recipiente descartável). Se a quantidade de urina for maior que o frasco comporta, use frascos adicionais (quantos forem necessários) para conter todo o volume de 24 horas. Na manhã seguinte colete toda urina contida na bexiga e coloque no frasco acima. Encerre a coleta da urina no horário correspondente ao horário que desprezou a primeira micção do dia anterior.
CULTURAS
CULTURA DE FEZES OU COPROCULTURA
Colher porção de 1 a 2 gramas de fezes, em um papel A4 branco, deve-se urinar primeiro e só depois defecar, colher preferencialmente a parte que tiver muco, sangue ou pus e no inicio do quadro diarreico. Colocar o material em frasco estéril não excedendo a quantidade de fezes, manter em temperatura ambiente e entregar ao laboratório o mais rápido possível.
CULTURA DE SECREÇÃO VAGINAL
Ao levantar pela manhã a paciente não poderá urinar e nem fazer asseio, devendo se dirigir imediatamente ao laboratório.
CULTURA DE SECREÇÃO URETRAL
Ao levantar pela manhã o paciente não poderá urinar e nem fazer asseio, devendo se dirigir imediatamente ao laboratório.
TESTE ORAL DE TOLERÂNCIA A LACTOSE
PSA:
1. Não andar a cavalo, bicicleta ou moto nos três dias antes de realizar o exame.
2. Abster-se de relação sexual por 3 dias que antecedem o exame.
3. No caso de toque prostático também aguardar 3 dias após este procedimento para realização do exame.
CORTISOL:
PROLACTINA E MACROPROLACTINA:
Repouso de 30 minutos que antecede a coleta.
COLETA DE ESCARRO
1ª AMOSTRA
Ao levanta pela manhã não se deve beber água, escovar os dentes, nem se alimentar. Lave a boca fazendo bochechos somente com água. Ao chegar ao laboratório à atendente fornecerá um frasco estéril no qual se deve colocar o material.
A coleta do material deve ser realizada da seguinte forma: 1.Inspire profundamente, isto é, puxe o ar pelo nariz e fique com a boca fechada, prenda a respiração, por alguns instantes e solte o ar lentamente pela boca. Faça esse procedimento por mais duas vezes. 2.Em seguida inspire profundamente e prenda a respiração por alguns instante e solte o ar com força e rapidamente pela boca. Em seguida force a tosse para que o pulmão libere o escarro. 3.Escarre diretamente dentro do frasco estéril,deve-se ter cuidado para o escarro não escorrer fora do frasco.
2ª AMOSTRA
No dia anterior à coleta beba no mínimo 8 copos de líquidos (água e sucos),durma sem travesseiro. No dia da coleta e assim que despertar não se deve escovar os dentes, nem se alimentar. Lave a boca fazendo bochechos somente com água. Ao chegar ao laboratório à atendente fornecerá um frasco estéril no qual se deve colocar o material, que será coletado conforme as mesmas orientações da primeira amostra.
3ª AMOSTRA
PARASITOLÓGICO DE FEZES (EPF)/GORDURA FECAL EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES:
1. Retirar no laboratório o frasco coletor sem conservante e a pazinha que o acompanha.
2. Coletar as fezes em um recipiente com boca larga (limpo e seco) ou papel, tomar cuidado para não contaminá-las com urina.
3. Com auxílio da espátula, transferir uma porção das fezes emitidas para o frasco coletor sem conservante. Uma quantidade inferior a metade do frasco.
4. Fechar bem e encaminhar imediatamente ao laboratório.
Considerações gerais para realização de Exame Parasitológico de Fezes: – O paciente não deve estar em uso de laxantes ou ter sido submetido a contrastes radiológicos nos 3 dias anteriores à coleta. – Informar o uso de antiparasitários,anti-diarreicos, anti-inflamatórios e antibióticos
No momento da entrega da amostra na unidade do PrevLab, certifique-se que sua amostra seja identificada na sua presença.
PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES
1. Retirar no laboratório o frasco coletor sem conservante e a pazinha que o acompanha.
2. Coletar as fezes em um recipiente com boca larga (limpo e seco) ou papel, tomar cuidado para não contaminá-las com urina.
3. Com auxílio da espátula, transferir uma porção das fezes emitidas para o frasco coletor sem conservante. Uma quantidade inferior a metade do frasco
4. Fechar bem e encaminhar imediatamente ao laboratório.
PARASITOLÓGICO 3 AMOSTRAS
Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material.
Evitar o uso de antiácidos, laxantes e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
Defecar em vasilhame limpo e seco.
Retirar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal (início, meio e fim), de modo que complete 1/2 (meio) frasco, contendo o conservante líquido (MIF), adquirido em farmácia.
Dissolver e homogeneizar (misturar bem) as fezes coletadas no líquido conservante para que as mesmas fiquem totalmente cobertas pelo MIF.
O número de amostras de fezes a serem coletadas e a periodicidade depende da orientação médica. Se não houver orientação médica, coletar 03 amostras de fezes recentemente emitidas em dias diferentes (consecutivos ou alternados).
Após coletar as três amostras, levar imediatamente ao laboratório.
Sempre que houver muco (catarro), pus ou sangue, colher esta porção para que seja analisada, informando a presença dessas substâncias ao entregar o material.
Não é necessário colocar na geladeira, pois o líquido é conservante.
O recipiente contendo o conservante deve ficar em pé dentro da sacola ao ser transportado.
Cuidado para não pressionar o frasco, pois o material poderá vazar
MICOLÓGICO
PELE
Evitar usar pomadas,cremes, óleos e protetor solar na região afetada por 24 horas A região afetada deve ser higienizada apenas com água e sabão.
UNHA DAS MÃOS
Retirar o esmalte 3 dias que antecedem o exame e no caso de limpeza em manicure e pedicuro, aguardar 15 dias.
UNHA DOS PÉS
COURO CABELUDO
ESPERMOGRAMA
• O paciente deve está com 3 dias de abstinência sexual ou conforme orientação medica.
• Pacientes pós-vasectomia não necessita abstinência sexual
• Cultura de esperma não necessita abstinência sexual
• Não deve urinar antes da coleta do exame.
• Informar ao laboratório se é vasectomizado e a quanto tempo
• Não coletar a mostra em preservativo • Obrigatória coleta da amostra no laboratório
INSTRUÇÃO AO PACIENTE QUE VAI REALIZAR O ESPERMOGRAMA:
Leia atentamente estas instruções
1. O Sr. recebeu um frasco estéril devidamente identificado com seu nome para colocar a amostra
2. Veja se o seu nome está correto. Caso não esteja peça a nossa recepcionista para corrigir
3. O Sr. esta recebendo um formulário com o titulo: ANÁLISE SEMINAL – AVALIAÇÃO PRÉ-ANALITICA
4. Preencha e assine no final.
Na sala de coleta:
1. Faça a higiene das mãos e pênis.
2. Sinta-se á vontade para ficar o tempo necessário para a coleta da amostra
3. Despreze todo o ejaculado no frasco recebido na recepção.
4. Feche o frasco imediatamente após a ejaculação. Essa ação evita a alcalinização da amostra.
Concluída a coleta do material;
1. Deixe os formulários e a amostra sobre a bancada e informe a um de nossos funcionários.
2. Se houve perda de material favor indicar: SIM NÃO
INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE (TESTE DE DNA)
1. Para sua privacidade, o Teste de Paternidade é realizado com hora marcada. Portanto você deve agendar previamente o exame pelos telefones (86) 9 9903-2773/9 9575-7530, ou (86) 3276 – 2388.
2. Não é necessário jejum
3. Documentação necessária:
a. Suposto pai e mãe: É indispensável a apresentação de documento oficial, (original e cópia) que contenha foto, RG e CPF. As cópias ficarão retidas no laboratório.
b. Filho(a): Documento de identidade do filho(a): RG ou Certidão de Nascimento ou Declaração Nascido Vivo (original e cópia). As cópias ficarão retidas no laboratório.
c. Suposto pai falecido: atestado de óbito. (original e cópia). As cópias ficarão retidas no laboratório.
d. Para exames especiais os documentos serão solicitados durante a consulta prévia.
4. Pessoas menores de idade deverão vir acompanhadas dos pais, ou representantes legais, formalmente constituídos.
5. O prazo para entrega do resultado é de 10 dias úteis.
6. O resultado é entregue somente as partes interessadas, que deverão comparecer juntas ao laboratório, portando seus respectivos documentos de identidade com foto, ou quem os mesmos indicarem, através de procuração formal, passada em cartório.
7. Exames judiciais correm em segredo de justiça, portanto são entregues diretos ao juiz.
8. Para exames especiais, ou em caso de dúvidas o cliente deve entrar em contato com o laboratório pelos telefones (86) 3276 – 2388 / 9 9903-2773/9 / 99575-7530, ou pelo email: [email protected].
Horários de Funcionamento
Entre em Contato
-
Nosso EndereçoMatriz – Endereço: Rua Tomaz Rebelo, 801 Centro Piripiri, PI
-
Nosso E-mail
-
Nossos Telefones(86) 3276 – 2388 / 9 9903-2773